SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sessão Legislativa - 06/10/2009

Meus Queridos,

Já passa das 22:00, acabo de chegar em casa após mais uma Sessão Legislativa, e confesso a todos que estou realmente entristecido com certas posturas que foram tomadas nesta Sessão. Vou novamente assumir aqui, aquilo que já assumi na Tribuna da Câmara, com relação aos gastos da Secretaria de Turismo. Realizei, em conjunto com minha assessoria, um estudo profundo nos balancetes da Prefeitura relativos ao primeiro semestre, e não encontrei gastos que pudessem ser considerados exorbitantes. Ao contrário do que foi noticiado na mídia, esta Secretaria gastou cerca de R$ 829.000,00 e empenhou outros R$ 899.000,00, o que representa algo em torno de 74% da sua dotação anual. Reafirmo, baseado nos balancetes disponibilizados, que o Secretário de Turismo não gastou as cifras mencionadas pela mídia, que giram próximas aos R$ 4.200.000,00. Faço esta afirmação pois não compactuo com inverdades, e não poderia, depois de estudar as contas, deixar a verdade de lado. Não me importa o lado político ou quem está exercendo o cargo de Secretário, nunca faltarei com a verdade aos cidadãos cabofrienses. Porém, isto não quer dizer que estou de acordo com a forma com que vem sendo tratado o Turismo em Cabo Frio. Acho até que os gastos deveriam ser maiores, desde que fossem em benefício da Indústria do Turismo da cidade, e realizados de forma inteligente e honesta. Não importa se foram gastos R$ 10.000,00 ou R$ 1.000.000,00. O que importa é como foi gasto o dinheiro público. Gastar mal R$ 10.000,00 pode ser muito pior do que gastar bem R$ 1.000.000,00. Repito, o dinheiro público deve ser gerido com inteligência e honestidade, visando sempre o benefício do cidadão. Pois bem, como falei avaliei os balancetes que foram enviados a Câmara Municipal e tratam-se de balancetes consolidados que, ao contrario do que podem pensar alguns Vereadores, possuem apenas os valores gastos por tipo de despesa, ou seja, todo o gasto da Secretaria de Turismo está lançado em apenas quatro contas: Material de Consumo, Pessoas Jurídicas, Despesas de Exercícios Anteriores e Turismo, sendo que a grande maioria dos gastos está alocada na conta Pessoas Jurídicas. Portanto quem afirma que os gastos estão detalhados nos balancetes que são enviados para a Câmara, demonstra que nunca deve ter olhado para tais balancetes. Como disse, defendi o Secretário de Turismo no que diz respeito ao montante dos seus gastos, mas acho que muito pouco foi feito pelo Turismo, mesmo se considerando o valor real, de cerca de R$ 1.720.000,00. Para ser mais claro, não vi nada sendo feito pela Secretaria de Turismo em benefício do Turismo, mas mesmo assim foram gastos estes R$ 1.720.000,00. Na tentativa de entender como anda sendo gasto o dinheiro público, solicitei ao Secretário informações complementares, que pudessem esclarecer, por exemplo, quem são as pessoas jurídicas que receberam quase R$ 700.000,00. Infelizmente o Secretário se negou a prestar tais informações, embora minha solicitação tenha amparo legal, sendo eu um legítimo representante do povo. Utilizando das prerrogativas que me são facultadas pelo Regimento Interno da Câmara, levei ao Plenário de hoje um Requerimento, solicitando que o Secretário de Turismo comparecesse a Câmara para prestar esclarecimentos, visto que não respondeu a minha solicitação oficial. É notório o anseio do povo por informações e respostas com respeito às suspeitas levantadas, e ninguém melhor de que os seus representantes para fornecer-lhes tais respostas. Mas, infelizmente, o voto da maioria foi contrário a presença do Secretário na Câmara. Poucas vezes havia visto os doze Vereadores presentes em uma Sessão, mas hoje fiquei feliz com a presença em massa, o que embeleza os trabalhos legislativos, mas fiquei triste, pois apenas dois votos foram a favor do Requerimento. O meu, é claro, e o do Vereador Marcelo Correa. As alegações dos Vereadores que votaram contrários foram de que já haviam estado com o Secretário, e que este já havia aberto todas as contas e nada estava errado. Pois bem, se nada está errado, e se eles já detêm as respostas que o povo espera, porque não trazem a público tais respostas, e mais ainda, já que está tudo certo, porque impedem o Secretário de pessoalmente mostrar ao povo o que já foi mostrado a alguns Vereadores ? A Câmara é a casa do povo, e não haveria melhor lugar para que um Secretário pudesse dar as respostas esperadas, e comprovar de uma vez por todas que tudo não passou de especulação da mídia. Mas desta forma, com atitudes que não privilegiam o bem do cidadão, eu, que havia me posicionado na defesa do Secretário, pelos fatos que pude realmente verificar nos balancetes “consolidados”, saio desta Sessão triste e com algumas dúvidas. O dito popular nos mostra a postura correta que devemos tomar quando afirma que “quem não deve não teme”. Triste realmente estou, mas continuarei buscando as informações suficientes que me permitam emitir à população, a minha opinião final com relação a este assunto. Estou Vereador por vontade do povo e, de forma nenhuma me calarei frente aos ataques e aos teatrais discursos que procuram me acuar. A estes responderei sempre com trabalho e respeito, e nunca deixarei o povo sem representação. O Vereador só deve ter um lado, que é o lado do povo.

Dr. Taylor Junior.

Um comentário:

  1. Caro Dr. Taylor,
    Muito justa e lamentável sua tristeza, e até o seu espanto.Mas, como bem sabe eu também passei por algo semelhante recentemente. tão pouco atinava com os porques - vez que os "o que's" e os "como's" estavam bem claros.Para bem ou para mal consegui vislumbrar o "porque" no emu caso, por se tratar do que se costuma chamar de "fogo amigo". No seu caso a pesquisa será mais complicada, pois vem do adversário e não do(s) companheiro(s). Talvez o sr. consiga resultado melhor se começar suas averiguações por aqueles que não transitam pelos corredores, nem se sentam nas ante salas da Secretaria de Turismo. Ou melhor dizendo por aquelas "pessoas jurídicas" que não foram contempladas com nenhum subsídio daquela fonte, ainda que competentes e merecedores para tal. Vai ser muito mais fácil do que parece à primeira vista. Boa sorte, e sobretudo não esmoreça!
    Abraços Beth Michel

    ResponderExcluir