SEJAM BEM VINDOS

terça-feira, 20 de abril de 2010


No dia 19 de abril, comemoramos o dia do Índio. Um dia criado no México e popularizado por vários países do mundo. No Brasil, esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540, lembrando o ano de 1940, quando no México, houve o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que contou com a presença de varias autoridades governamentais, mas infelizmente, muitos índios não compareceram nos primeiros dias do evento por estarem temerosos, já que há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens Brancos”. No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
É importante ter uma data para lembrarmos e refletirmos sobre a importância dos indígenas na consolidação da cultura brasileira nacional, e principalmente, dignificar esse povo que tanto contribuiu para a formação de nossa etnia e cultura.

Infelizmente, desde 1500, quando os portugueses aqui chegaram, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas, com a matança, escravismo e catequização forçada, e esse processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas ainda estão perdendo suas terras.
O cantor Jorge Benjor diz na música “Curumim chama Cunhata que eu vou contar” que antes, todo dia era dia de índio, lembrando que os primeiros habitantes que viviam no Brasil eram donos da terra quando ela foi descoberta. Mas em outra estrofe, Benjor lembra bem: agora ele só tem o dia 19 de abril!
A triste história dos índios, assim como histórias de outros povos, nos mostra que o ser humano tem muito a aprender sobre amor, respeito e compaixão.

Quero registrar a todos os indígenas a minha admiração, o meu agradecimento e os meus parabéns, e ainda, levar a sociedade em geral, a refletir acerca do respeito à cultura, à tradição, e à preservação dos verdadeiros filhos desta terra, procurando tratar com dignidade o remanescente atual dos nossos povos nativos, descendentes daqueles que não foram respeitados.
Respeito aos índios é o melhor presente que podemos dar a este povo no dia 19 de abril.
A mudança começa dentro de cada um!

2 comentários:

  1. DRo teylor,vamos falar em meio ambiente,o lixo Hospitalar esta sendo jogado a céu aberto no lixão da raza, este lixo Hospitalar teria que ser incinerado a 1500graus

    ResponderExcluir
  2. DRo teylor as pessoas estão indignadas por não ter como marcar médico nos postos, alegam que trabalha e não tem tempo,porque se faltar o serviço vai ser demitido,

    ResponderExcluir